domingo, 15 de março de 2015

Trajetória da Poética de Instabilidade à Instabilidade Poética

Em 2012, entrei para a minha entrevista de seleção do mestrado no PPGAC-UFBA para defender meu ante-projeto, chamado: Pensando corpo e movimento a partir de uma Poética de Instabilidade. Durante a conversa eu falei o tempo todo sobre "uma tal" Instabilidade Poética. Jacyan Castilho, queridíssima artista e professora, então me perguntou:
- ... mas vc está falando sobre Poética de Instabilidade ou Instabilidade Poética? por que são diferentes.
Eu não sabia a resposta. Foi a primeira vez em que aquela questão era de fato revelada em voz alta. Até então eu queria tanto conectar todas as minhas experiências poéticas, pedagógicas e políticas, que me deixava apenas escorregar entre uma Poética de Instabilidade e uma Instabilidade Poética, sem me dar conta do que aqueles dois 'mundos' poderiam revelar.

A primeira parte dessa resposta veio em outubro de 2013, com a orientação da minha amiga e 'estrela-guia' durante o mestrado, Valéria Vicente, quando me disse (dentre tantas outras coisas maravilhosas e reveladoras):
- eu acho que está na hora de vc assumir que o seu objeto de pesquisa é isso que vc chama de Instabilidade Poética. Agarre seu objeto, aprofunde, arrisque e defenda ele.

A segunda parte dessa resposta veio no princípio de 2014, num momento crucial, em que fiz uma 'chamada de emergência' aos amigos queridos - orientadores, artistas e companheiros de vida - Nícia Riccio, Adolfo Duran, Vaninha Vieira, Neila Kadhí, Duda dos Anjos e Isbela Trigo e eles vieram me ajudar a montar o quebra-cabeças que estava me atormentando. Numa tarde de muita conversa, risada (e vinhos!), Nícia - sagaz -, depois de muito ouvir e olhar o meu sumário, me falou (mais ou menos assim):
- como é que vc pode falar de Instabilidade Poética tão cedo no sumário, sem isso nunca ter sido introduzido antes? cadê a linha de pensamento que constrói esse conceito? ele não pode simplesmente pipocar aqui do nada. Acho que tem algo que constrói essa Instabilidade Poética que precisa ser explicado antes. - E eu disse: - Sim! Eureca! Bingo! o que existe antes da Instabilidade Poética é a Poética de Instabilidade! - E Nícia disse: - Isso faz sentido. Assim como a inversão da meia-lua deu vida à Flymoon®, a Poética de Instabilidade fez nascer a Instabilidade Poética.

Essas inversões fazem parte da minha trajetória e é através delas que venho construindo meus conceitos.

Gritamos, sorrimos, pulamos de alegria e euforia com o glorioso insight que me ajudou a olhar com novos olhos para tudo o que já tinha escrito e entender finalmente onde se situam esses dois conceitos, frutos da minha trajetória artístico-político-pedagógica. Pude finalizar a dissertação alguns meses depois, com o acompanhamento e a costura de Betti Grebler, orientadora querida, com mais segurança e convicção e ainda aprofundando descobertas pela reflexão compartilhada.

P.S: Bela fez uns desenhos lindos desse momento, que vou ficar devendo. Assim que encontrar, posto aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! ;)