segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Losing ground: instability as an opportunity to reset the perception / Perder o chão: instabilidade como oportunidade de reconfigurar a percepção

"The sensorial information are able to unleash, especially in the marrow and in the vestibular nuclei, very fast unconscious mechanisms that will act in the spinal cord motor neurons, promoting the necessary adjustments. Only then we can produce almost immediate compensations that allow us to maintain balance in situations of great instability and when the surrounding conditions change abruptly. " (CORREIA, 2012. p. 79)
Instability is the motivating strategy of movement. "Losing ground" is losing control and, although scary, it is also an opportunity to reset parameters, to rebuild motor paths, to explore the neuronal plasticity, which also means seeing the world in other ways, discard prejudices and become more flexible.
Photo: Raymundo Firmino

Photo: Raymundo Firmino

Photo: Cláudio F. Soares

Photo: Geraldo Moniz. Fonte: http://www.gieeditores.com.ar/revistacuerpoymente/Pilates-Journal/edicion29.php
“As informações sensoriais têm condições para desencadear, principalmente na medula e nos núcleos vestibulares, mecanismos inconscientes muito rápidos que vão atuar nos motoneurônios medulares, promovendo os ajustamentos necessários. Só assim conseguimos produzir compensações quase imediatas que nos permitem manter o equilíbrio em situações de grande instabilidade e em que as condições envolventes se alteram de forma brusca.” (CORREIA, 2012. p. 79)



A instabilidade é estratégia motivadora de movimento. "Perder o chão" é perder o controle e, apesar de ser assustador, é também uma oportunidade para reconfigurar parâmetros, para reconstruir caminhos motores, para explorar a plasticidade neuronal, o que significa também ver o mundo de outras formas, desfazer preconceitos e tornar-se mais flexível.

domingo, 22 de fevereiro de 2015

From Workshop to Training Course: Flymoon® growing up and returning to Brazil / De Workshop a Curso de Formação: Flymoon® crescendo e voltando ao Brasil

After five years (2007-2011) intensively spreading the Flymoon® through the 8-hour workshop, I realized that there was much more in this work and that it needed to grow up. It turned into Training Course, still in 2011. I had wonderful people encouraging me along the way and the great crossing bridge for me to assume that it was developing a method was Lilian Graça, dear friend, who bet high on the success of this work in Europe.
Embarking on our big bet came Ana Baldini, who brought even more enthusiasm and many students for the course in Switzerland. People who mean a lot to me. The next step of internationalization of Flymoon® was a fruitful meeting with Cecilia Cano Russo and Gustavo, who, to my great joy, found me and opened the doors for the Flymoon® in Latin America. I am happy and grateful!

Photo: Lilian Graça, Berlin, Germany, 2008.

Photo: Selfie Clara and Lilian, Berlin, Germany, 2008.

Photo: Lilian Graça, Students on the very first Flymoon® Training Course. PilatesStudio Lilian Graça, Berlin, Germany, 2011.

Photo: Lilian Graça, Students on the very first Flymoon® Training Course. PilatesStudio Lilian Graça, Berlin, Germany, 2011.

Photo: some casual passenger, Lilian, Clara e Ana Baldini, Baseland, Switzerland, 2011.

Photo: Ana Baldini. Equilibrium Studio. Basel, Switzerland, 2011.

Photo: Ana Baldini. Equilibrium Studio. Student at Flymoon® Training Course, Basel, Switzerland, 2011.

Students at the first Flymoon® Training Course, Mar del Plata, Argentina, 2014.

Students at the first Flymoon® Training Course, Mar del Plata, Argentina, 2014.

Photo: Ana Baldini. Equilibrium Studio. Student at Flymoon® Training Course, Basel, Switzerland, 2011.

Photo: Ana Baldini. Equilibrium Studio. Students at Flymoon® Classes, Basel, Switzerland, 2011.

Photo: Ana Baldini. Equilibrium Studio. Students at Flymoon® Classes, Basel, Switzerland, 2011.

Photo: Ana Baldini. Equilibrium Studio. Students at Flymoon® Classes, Basel, Switzerland, 2011.

Depois de 5 anos (2007 a 2011) difundindo intensamente a Flymoon® através do workshop de 8 horas, entendi que havia muito mais nesse trabalho e que ele precisava crescer. Transformou-se em Curso de Formação, ainda em 2011. Tive pessoas maravilhosas me estimulando no caminho e a grande ponte de passagem para que eu assumisse que estava desenvolvendo um método, foi Lilian Graça, amiga querida, que apostou alto no sucesso desse trabalho na Europa. Embarcando na nossa grande aposta, veio Ana Baldini, que trouxe ainda mais entusiasmo e muitos alunos para o curso no Suíça. Pessoas que significam muito para mim. O próximo passo de internacionalização da Flymoon® foi um frutífero encontro com Cecilia Cano Russo e Gustavo, que, para a minha felicidade, me encontraram e abriram para a Flymoon® as portas da América Latina. Sou feliz e grata!

No dia 02 de fevereiro, minha homenagem a Alice Becker

Na minha infância ela era minha musa inspiradora nos palcos do BTCA.
Em 1995, entrei em contato com um novo mundo, quando conheci (e me apaixonei) pelo Pilates nas suas aulas.
Em 2002, quando eu estava a ponto de desistir do meu primeiro projeto artístico (Ideias de Teto), foi ela quem me deu força, entusiasmo e tudo o que eu precisava para seguir adiante, quando me disse: "não desista. Eu estou com vc. Nossos ensaios serão sagrados".
Em 2003 parimos. E dançamos, enquanto amamentávamos e trocávamos ideias sobre maternidade, saúde, escola e o mundo que queríamos deixar para os nossos filhos.
Em 2005, numa 'encruzilhada' profissional e com uma ideia na cabeça, ela foi a pessoa a quem recorri e foi quem mobilizou equipe, infra-estrutura e amor naquela instabilidade que começava a se esboçar.
Em 2007, num alinhamento astral perfeito, ela catalizou todas as forças do universo para transformar a ideia em concretude e fez nascer a Flymoon®.
Em 2009 remontamos Ideas de Teto e nos encharcamos de poesia outra vez!
Em 2013 ela levou a Flymoon® para dentro do BTCA e de alguma maneira eu fui entrando também e como fui feliz ali!
Alice Becker, sei que esse "resumo-cronológico" é apenas uma parte, haveria tanto mais a dizer... mas simplesmente, em 2015, completam-se 20 anos de sua presença guia, marcante, iluminada, serena, positiva, amorosa e determinante na minha vida.
Não sei se vc tem noção do bem que sempre me fez e continua fazendo. Muitas vezes deliberadamente, outras vezes apenas por estar ali e ser quem vc é. O bem que vc me traz me enche tanto de ternura e gratidão que te agradecer seria muito pouco. No seu dia - não por acaso o 2 de fevereiro, um dia especial nesta nossa Bahia - eu te saúdo, te reverencio, te louvo, te parabenizo e te agradeço. Salve Alice Becker, essa sereia divina, que abre caminho e ilumina a vida de quem se aproxima dela. A minha vida está marcada pela sua presença inspiradora e faço questão de anunciar esse privilégio ao mundo! O amor é imenso.


















quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Thinking about body and movement: somatic ancestors of the Flymoon® Method / Pensamento sobre corpo e movimento: ancestrais somáticos do Método Flymoon®

I often say that Flymoon® is a baby method. It is a "baby" in the family of Somatic Education, which has well-known ancestors around the world, such as Feldenkrais, Alexander and Ida Rolf. Some lesser known like Elsa Gindler, Lyli Ehnrenfried and Mabel Todd. And some relatives not always recognized in this family, like Joseph Pilates. In any case, these are just some of the many inventors of methods with a hundred years of existence (or nearly so), who helped and fed - directly or indirectly - Training in Flymoon®, which is the result of the maturing of years of work systematized since 2006, when the 8-hour workshop began to be held and was basically ruled on the execution of exercises.
The Training in Flymoon® lasts 3 whole days, 24 hours (the workload has tripled) and the participants approved on the certification exam are able to develop lessons and conditioning programs with the Flymoon® for their customers, as well as developing educational and creative skills, and still have the chance to get in touch with the concept of Poetic Instability - intrinsic philosophy to this work. 

In this course it is included a content about balance, proprioception and postural control, highly relevant issues in the application of the Flymoon® method, in addition to a broadened and deepened repertoire.
Source: http://feldenkrais-method.org/en/node/697
Source: http://bagnallcentre.com/the-bagnall-centre/blog/

Source: http://kmiperth.com/experiencing-kmi/kmi-explained/


Source: http://www.jgstiftung.de/elsa-gindler-1885-1961
Source: http://gym-holistique-kine.com/gym-holistique-Lily-Ehrenfried.html

Source: http://yogaestudio.org/2013/09/14/mabel-todd/
Source: https://theverticalworkshop.wordpress.com/2012/12/

Costumo dizer que Flymoon® é um método bebê. É um "bebê" na família da Educação Somática, que tem ancestrais muito conhecidos pelo mundo, como Feldenkrais, Alexander e Ida Rolf. Alguns menos conhecidos com Elsa Gindler, Lyli Ehnrenfried e Mabel Todd. E alguns entes nem sempre reconhecidos nessa família, com Joseph Pilates. Em qualquer hipótese, esses são apenas alguns dos muitos inventores de métodos com cem anos de existência (ou quase isso), que colaboraram e alimentaram - direta ou indiretamente - a Formação em Flymoon®, que é resultado do amadurecimento de anos de trabalho sistematizado desde 2006, quando o workshop com duração de 8 horas começou a ser veiculado e era basicamente pautado na execução de exercícios. A Formação em Flymoon® dura 3 dias inteiros, 24 horas (triplicou a carga horária) e o participante aprovado no exame de certificação fica habilitado a desenvolver aulas e programas de condicionamento com a Flymoon® para seus clientes, desenvolve competências pedagógicas e criativas e tem a chance de entrar em contato com o conceito de Instabilidade Poética - filosofia intrínseca ao trabalho.
Neste curso estão incluídos conteúdos sobre equilíbrio, propriocepção e controle postural, assuntos altamente relevantes na aplicação do método Flymoon®, para além do repertório ampliado e aprofundado.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

PERGUNTAS FREQUENTES (FAQ): Curso de Formação em Flymoon®: Equilíbrio, Força e Propriocepção

Para esclarecer outras dúvidas, entre em contato com:
claratrig@gmail.com
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Perguntas frequentes (FAQ)

Eu não sou professor de pilates. Posso fazer a formação em Flymoon®?
Sim! a Flymoon® é um sistema de movimento que nasce a partir do ambiente do Pilates, mas evolui de maneira autônoma. Para se formar pelo sistema Flymoon® basta ser profissional ligado ao ensino e ao movimento, como: artistas de circo, dançarinos, capoeiristas, educadores físicos, professores de esportes radicais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, terapeutas holísticos e outros. Uma vez formado no sistema, o profissional poderá oferecer aulas de Flymoon® em diversos ambientes para os mais diversos públicos, sem qualquer vínculo com o Pilates.

Qual a diferença entre Formação em Flymoon® e workshop Flymoon®?
Atualmente existem dois formatos: 
       1. Curso de Formação em Flymoon® de 3 dias inteiros (24 horas), oferecido e negociado diretamente com Clara F. Trigo, no qual o participante se habilita no Sistema Flymoon® a desenvolver aulas e programas de condicionamento com a Flymoon® para seus clientes, desenvolve competências pedagógicas e criativas e tem a chance de entrar em contato com o conceito de Instabilidade Poética - filosofia intrínseca ao trabalho. Neste curso estão incluídos conteúdos científicos sobre equilíbrio, propriocepção e controle postural, assuntos altamente relevantes no uso do sistema Flymoon®, para além do repertório ampliado e aprofundado.
       2. Workshop de Flymoon® de 4 horas, com noções e repertório iniciais, oferecido em parceria com a Physio Pilates. Quem fizer o Workshop de Flymoon® de 4 horas terá desconto especial na Formação em Flymoon®.

Eu fiz o workshop, vale a pena fazer a formação?
Sim, além das novas competências e conteúdos que a formação proporciona, após os 3 dias de imersão você terá segurança para oferecer esse novo sistema de forma autônoma e não apenas como um acessório das aulas de pilates. E para você que já fez o workshop temos um desconto especial!

Tudo o que se faz na Flymoon® pode ser feito na meia lua?
Não. A diferença básica está na forma de uso: a meia lua foi feita para o uso na posição estável e a Flymoon® foi feita para o uso na posição móvel, em balanço. Muitos dos exercícios da Flymoon® não podem ser realizados na meia-lua por falta de base adequada para os apoios. Além da nova borda que oferece conforto aos pés, mãos e joelhos, a Flymoon® conta com o reforço interno do arco, que garante a segurança na descarga de peso sobre as bordas. A Flymoon® nasceu da meia-lua - ou baby arc, do Pilates - e evoluiu como equipamento e como conceito, tornando-se um importante sistema corporal para o trabalho com força, equilíbrio e propriocepção.

Quantos exercícios a mais eu vou aprender na formação?
São 10 novos exercícios, mas o maior ganho não está na quantidade de conteúdo e sim no desenvolvimento de competências pedagógicas e criativas, que darão autonomia e aprofundamento diferenciado em cada exercício. 

Quais as vantagens que a formação em Flymoon® pode me dar?
Após a Formação em Flymoon®, você terá um diferencial para oferecer em seu atendimento clínico, academia, escola de dança, escola de circo, estúdio de Pilates,  ou treinamento individualizado. Em apenas 3 dias e com baixo custo em relação aos cursos de formação em técnicas e equipamentos mais antigos no mercado, você terá a oportunidade de incrementar a sua atuação profissional agregando mais uma técnica que vai atrair crianças e adultos. As aulas podem ser feitas em grupos ou de forma individualizada, visando força, equilíbrio, alongamento e propriocepção.
A Flymoon® é fácil de transportar, ocupa pouco espaço e tem baixíssimo custo de manutenção. 
Com a Flymoon® você terá um produto diferenciado que vai divertir, tonificar e expandir sua clientela.

Que diferenças no corpo o meu aluno vai perceber trabalhando frequentemente com a Flymoon®?
Pela instabilidade natural do equipamento, toda a musculatura do tronco atende ao comando involuntário de aproximar do centro, gerando o "estreitamento" do tronco, ou seja, a sensação de "afinar" e "crescer". O controle postural é beneficiado como um todo, já que o alongamento axial é consequencia do trabalho continuado sobre a Flymoon®, assim como o ganho de estabilidade nos tornozelos e o incremento no equilíbrio. Ganho de força e propriocepção são também consequencias naturais desse trabalho. Além disso, as possibilidades de balanço da Flymoon® favorecem a ludicidade da aula, tornando a criatividade de seu aluno parte integrante do processo de condicionamento físico.

É verdade que a Flymoon® é uma invenção brasileira?

Sim! Flymoon® é o nome do sistema de movimento desenvolvido por Clara F. Trigo e também do equipamento, desenvolvido em parceria com a Physio Pilates. Esse sistema é fruto de mais de uma década de investigação de movimento sobre a instabilidade como estratégia técnica e criativa. A Flymoon® sintetiza o conceito de Instabilidade Poética, que vem sendo desenvolvido por Clara ao longo de sua carreira como dançarina, coreógrafa e criadora de repertório de movimento.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Sondagem de interesse: FORMAÇÃO EM FLYMOON®

Responda a este formulário e ajude a contribuir com a agenda de Cursos de Formação em Flymoon® no Brasil. O próximo pode ser na sua cidade!
(se tiver dificuldade, abra o formulário através deste link ou copie e cole diretamente na barra de endereços: https://docs.google.com/forms/d/1fhut8JOpa8mi6BG0wd3xTzirlcknSeE8aa84YPh5xac/viewform)