quarta-feira, 30 de setembro de 2009
sexta-feira, 22 de maio de 2009
quinta-feira, 21 de maio de 2009
ENTREVISTA PARA A REVISTA VIRTUAL MAIS VIDA
1. O que é a meia lua ou Flymoon? [Clara Trigo] O primeiro esclarecimento bem importante a ser feito, é que estamos falando de Flymoon e não meia-lua. São dois acessórios diferentes. A meia-lua vem do ambiente da técnica de Pilates, pensada para ser utilizada de forma estável, oferecendo sua superfície convexa para apoio. A Flymoon vem da meia-lua e nasce no ambiente da técnica de pilates, porém modificada em seu conceito de uso e em sua construção, adaptando-se às necessidades do repertório que construí e venho desenvolvendo ao longo de 7 anos. O que a Flymoon proporciona é a possibilidade de balançar com diferentes apoios do corpo, gerando situações inusitadas e um universo de diferença. Daí desenvolvi o conceito de Instabilidade Poética, que baseia todo o meu trabalho.
INSTABILIDADE POÉTICA: Trata-se de oferecer ao corpo instabilidade, para alcançar estabilidade, sempre a favor do movimento, nunca para estar rígido e tenso. Com o workshop e o equipamento flymoon temos uma excelente ferramenta para o trabalho de prevenção de quedas, alinhamento corporal, dentre outros benefícios. O conceito de Instabilidade Poética propõe também o desapego a noções de certo e errado a respeito do corpo em movimento. Não existe movimento errado, é preciso avaliar sempre qual o objetivo e como fazer. É preciso olhar para o corpo em movimento sem preconceitos. Esse conceito propõe ainda evolução continua. Assim como o corpo, as culturas, a nossa vida, as técnicas estão em constantes mudanças.
Este modo de lidar com o corpo em movimento vem desenvolvido ao longo da vida dedicada ao estudo e experiência de movimento e vem sendo conceituado por Clara F. Trigo, a partir da criação do workshop e equipamento Flymoon.
1.1 De que material ela é feita? [Claudio Soares] A Flymoon é um acessório desenvolvido em parceria entre a Physio Pilates e Clara Trigo a partir das pesquisas e desenvolvimento de repertório dela. É feita de compensado laminado em sistema especial que permite dar o formato curvo, além de bordas em madeira maciça, tudo revestido com camadas de espumas especiais para oferecer as condições de segurança e conforto necessários ao seu melhor aproveitamento, além de courvin externamente para o melhor acabamento.
2. O acessório pode ser usado sozinho? [Clara Trigo] O acessório pode ser utilizado sozinho. Ele é uma academia completa. Com a Flymoon é possível alcançar muitos objetivos, trabalhando diferentes grupos musculares em várias posições. A combinação da Flymoon com outros acessórios e equipamentos diversos está sendo desenvolvida pela pesquisadora de movimento Isabela Moody e promete incríveis novidades.
3. O uso da meia lua está relacionado à manutenção de equilíbrio? [Clara Trigo] O que torna a Flymoon mais interessante e desafiadora é a sua possibilidade de desafiar o equilíbrio. Ela é um equipamento de Bio-Feedback, ou seja, um objeto que permite ao usuário perceber sobre sua posição no espaço, seu equilíbrio, a distribuição da descarga de peso entre os membros, enfim, se próprio-perceber. Desenvolve o que chamamos de: propriocepção. Sua base instável propicia a ativação da musculatura mais profunda do corpo, que trabalha involuntariamente no alcance do equilíbrio, reconfigurando nossos aparelhos posturais (olhos, pés), o que interfere positivamente na postura e na capacidade de estar em pé. Este tipo de prática é extremamente importante na prevenção de quedas em qualquer idade. Além de tornar a atividade muito divertida.
4. Deitada, como ela pode ser usada? [Clara Trigo] Com o corpo deitado no chão, podemos apoiar os pés nas bordas e reconhecer a descarga de peso em cada membro. Podemos também deitar com a bacia na Flymoon e balançar para os lados, mobilizando a coluna, com a sensação de não ter gravidade. Podemos ainda apoiar as costas dentro da concavidade, como num "bercinho" e trabalhar a musculatura de rotação do tronco, dentre outras coisas.
5. Que músculos são mais beneficiados com a meia lua? [Clara Trigo] Existem exercícios para as diversas cadeias musculares do corpo, que proporcionam tonificação, flexibilidade e resistência, mas a musculatura que é principalmente ativida é a musculatura profunda, mais próxima ao esqueleto, que está por todo o corpo. Para além de um benefício estético, temos o benefício proprioceptivo e postural.
6. Há algum risco no uso do acessório? A postura pode ser prejudicada na execução, sem o acompanhamento adequado? [Clara Trigo] Em superfícies instáveis, o risco é o de perder o equilíbrio e cair. Este risco pode ser consideravelmente reduzido se forem tomadas as medidas de segurança cabíveis. Por isso é importante que todos os instrutores interessados em aplicar esta técnica façam o workshop Flymoon. Quem tem condição de oferecê-lo atualmente é a sua criadora do repertório e da técnica, Clara Trigo. O workshop Flymoon tem sido ensinado nas principais cidades do Brasil e também na Alemanha e Suíça.
7. Alunos iniciantes tem como usar ou é melhor focar nos avançados? [Clara Trigo] Existem diversos exercícios que podem facilitar ou tornar mais desafiador a execução do movimento. Acessível a todos os públicos, desde iniciantes a atletas de elite, desde idosos a crianças. E o melhor de tudo, todos se divertem muito!
8. Vale a pena ter uma meia lua em casa? Por quê? [Clara Trigo] Sim, vale a pena tê-lo em casa. Este é um equipamento relativamente barato, pequeno e extremamente versátil. É uma academia ambulante.
Você quer experimentar a Flymoon e seu incrível repertório?
PRÓXIMO WORKSHOP: RECIFE - 05 E 06/06.