Perguntas frequentes (FAQ)

Eu não sou professor de pilates. Posso fazer a formação em Flymoon®?
Sim! a Flymoon® é um sistema de movimento que nasce a partir do ambiente do Pilates, mas evolui de maneira autônoma. Para se formar pelo sistema Flymoon® basta ser profissional ligado ao ensino e ao movimento, como: artistas de circo, dançarinos, capoeiristas, educadores físicos, professores de esportes radicais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, terapeutas holísticos e outros. Uma vez formado no sistema, o profissional poderá oferecer aulas de Flymoon® em diversos ambientes para os mais diversos públicos, sem qualquer vínculo com o Pilates.

Qual a diferença entre Formação em Flymoon® e workshop Flymoon®?
O workshop Flymoon® de 8 horas não existe mais. Ele cresceu, se desenvolveu e transformou-se na formação. O Curso de Formação em Flymoon® triplicou a carga horária (dura 3 dias inteiros, 24 horas). Nesta formação, o participante se habilita no Sistema Flymoon® a desenvolver aulas e programas de condicionamento com a Flymoon® para seus clientes, desenvolve competências pedagógicas e criativas, tem a chance de entrar em contato com o conceito de Instabilidade Poética - filosofia intrínseca ao trabalho e ainda pode ter uma certificação internacional.
Neste curso estão incluídos conteúdos científicos sobre equilíbrio, propriocepção e controle postural, autonomia e criatividade, assuntos altamente relevantes no uso do sistema Flymoon®, para além do repertório ampliado e aprofundado.

Eu fiz o workshop (WS), vale a pena fazer a formação?a resposta é SIM! além das novas competências e conteúdos que a formação proporciona, após os 3 dias de imersão você terá segurança para oferecer esse novo sistema de forma autônoma e não apenas como um acessório das aulas de pilates. Vale muito a pena fazer a Formação Flymoon®, mesmo tendo feito o WS. Digo com a convicção de que a mudança metodológica abre um novo caminho de pensamento sobre educação e saúde através do movimento. Para além da grande quantidade de novos exercícios e usos dados à Flymoon; para além dos conteúdos científicos que agreguei ao longo dos anos, a principal diferença é filosófica. Ao longo do tempo, a Flymoon® demonstrou seu potencial e deixou de ser um mero acessório do ambiente pilates, para ser reconhecida como uma abordagem corporal autônoma. Nesta formação, o participante se habilita no Sistema Flymoon® a desenvolver aulas e programas com a Flymoon® para seus clientes, desenvolve competências pedagógicas e criativas, tem a chance de entrar em contato com o conceito de Instabilidade Poética - filosofia intrínseca ao trabalho e ainda pode ter uma certificação internacional. Neste curso estão incluídos conteúdos científicos sobre equilíbrio, propriocepção e controle postural, autonomia e criatividade, assuntos altamente relevantes no uso do sistema Flymoon®, para além do repertório ampliado e aprofundado.

Tudo o que se faz na Flymoon® pode ser feito na meia lua?
Não. A diferença básica está na forma de uso: a meia lua foi feita para o uso na posição estável e a Flymoon® foi feita para o uso na posição móvel, em balanço. Muitos dos exercícios da Flymoon® não podem ser realizados na meia-lua por falta de base adequada para os apoios. Além da nova borda que oferece conforto aos pés, mãos e joelhos, a Flymoon® conta com o reforço interno do arco, que garante a segurança na descarga de peso sobre as bordas. A Flymoon® nasceu da meia-lua - ou baby arc, do Pilates - e evoluiu como equipamento e como conceito, tornando-se um importante sistema corporal para o trabalho com força, equilíbrio e propriocepção.

Quantos exercícios eu vou aprender na formação?
São 36 exercícios, sendo cada um desdobrável em muitas variações, mas o maior ganho não está na quantidade de exercícios aprendidos e sim no desenvolvimento de competências pedagógicas e criativas, que darão autonomia e aprofundamento diferenciado em seu trabalho.

Quais as vantagens que a formação em Flymoon® pode me dar?
Após a Formação em Flymoon®, você terá um diferencial para oferecer em seu atendimento clínico, academia, escola de dança, escola de circo, estúdio de Pilates,  ou treinamento individualizado. Em apenas 3 dias e com baixo custo em relação aos cursos de formação em técnicas e equipamentos mais antigos no mercado, você terá a oportunidade de incrementar a sua atuação profissional agregando mais uma técnica que vai atrair crianças e adultos. As aulas podem ser feitas em grupos ou de forma individualizada, visando força, equilíbrio, alongamento e propriocepção.
A Flymoon® é fácil de transportar, ocupa pouco espaço e tem baixíssimo custo de manutenção. 
Com a Flymoon® você terá um produto diferenciado que vai divertir, tonificar e expandir sua clientela.

Que diferenças no corpo o meu aluno vai perceber trabalhando frequentemente com a Flymoon®?
Pela instabilidade natural do equipamento, toda a musculatura do tronco atende ao comando involuntário de aproximar do centro, gerando o "estreitamento" do tronco, ou seja, a sensação de "afinar" e "crescer". O controle postural é beneficiado como um todo, já que o alongamento axial é consequencia do trabalho continuado sobre a Flymoon®, assim como o ganho de estabilidade nos tornozelos e o incremento no equilíbrio. Ganho de força e propriocepção são também consequencias naturais desse trabalho. Além disso, as possibilidades de balanço da Flymoon® favorecem a ludicidade da aula, tornando a criatividade de seu aluno parte integrante do processo de condicionamento físico.

É verdade que a Flymoon® é uma invenção brasileira?
Sim, é verdade! Ideia de Clara F. Trigo, fabricada pela Physio Pilates. Legitimamente baiana, a Flymoon® é o nome do sistema desenvolvido por Clara F. Trigo e do equipamento, desenvolvido em parceria com a Physio Pilates. Esse sistema é fruto de mais de uma década de investigação de movimento de Clara sobre a instabilidade como estratégia técnica e criativa. A Flymoon® sintetiza o conceito de Instabilidade Poética, que vem sendo desenvolvido por Clara ao longo de sua carreira como dançarina, coreógrafa e criadora de repertório de movimento e é o objeto de sua dissertação de Mestrado, disponível para download gratuito neste link do Repositório Institucional da UFBA.

Como faço para ser um Instrutor(a) Internacional Flymoon® certificado?


Flymoon® é Pilates?

6 comentários:

  1. Clara, sou praticante de pilates e dançarina amadora. Fiquei interessada no flymoon pra me exercitar em casa. Não tenho interesse em fazer a formação, pois acho que foge ao meu objetivo. Gostaria mesmo de fazer um workshop, porém não sei se você ainda trabalha neste formato. Moro em São Paulo.
    Um abraço e obrigada! Flavia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia, obrigada pelo contato e desculpe a demora em responder! O formato do workshop está sendo reestruturado, mas já tem vários estúdios em São Paulo com professores de Flymoon® com os quais vc poderia fazer aula. Te indico que procure Silvia Gomes, vc a encontra entre os meus amigos no FB. E sempre me encontra por lá também!

      Excluir
  2. Oi Clara, tudo o que se faz no flymoon ? o Flymoon baby tbm da para fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula Maria Dalvio Gonçalves, desculpe a demora. Dá pra fazer quaaaaase tudo! A grande vantagem da Flymoon® Baby, uma sacada da minha querida amiga Isabela Moody, é o encaixe na barra torre, que permite uma série de combinações deliciosas. Mas para algumas pessoas com pouco alongamento de peitoral e mais massa corporal, a Flymoon® Baby pode ser um pouco restritiva. Vale a pena ter dos dois modelos! ;)

      Excluir
  3. Olá. Estou aguardando a formação no RJ. Seria ótimo se ainda tivesse esse ano. Por tanto, se houver mais procuras, pode entrar em contato comigo para o curso.
    Abraço! Micha Nunes

    email: michelenunesfisio@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michele, muito obrigada pelo seu contato e por nos deixar o email! está em nossos planos voltar ao Rio. Provavelmente em 2017 mesmo, mas em todo caso te avisaremos quando a data for marcada! ;)

      Excluir

Obrigada pelo comentário! ;)